Chronicles

Chronicles
Na praia do ouvidor - SC

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Governador Celso Ramos - SC

A primeira referência que tive desta cidade foi em uma revista de bordo da Azul Linhas aéreas que li durante uma viagem. As fotos mostravam formações de pedras à beira mar que estavam ligadas a um resort.
agora em dezembro de 2015, extremamente cansado e com uma pequena janela de tempo para viajar (2 dias) querendo fazer fotos de paisagens marinhas, preferencialmente em um lugar que houvesse pesca. Resolvi ir a Governador Celso Ramos.
Escolhi  a Pousada Baía das Bromélias, que me pareceu o melhor custo/benefício. Depois de feita a reserva descobri que a Pousada era bem mais bonita do que tinha visto inicialmente, e a superação de minhas expectativas me acompanhou durante toda a minha estadia.
A viagem foi feita em 15 de dezembro. Iria de moto e retornaria em 16. A estrada é muito boa, seguindo pela BR-376 e em seguida pela BR 101. Governador Celso Ramos - SC é pouca coisa ao norte de Florianópolis, a 282 km de distância de Curitiba.



A entrada de Gov. Celso Ramos cruza por baixo a BR-101 e possui um posto de gasolina, um super-mercado e algumas casas antes do portal da cidade.
Quando se passa por este tem-se a noção do município. A esquerda uma planície com fazendas de gado que se estende até a beira do mar. A direita encostas de morros com as casas. Uma estrada costeia estes morros chegando também a beira do mar e dando acesso as várias praias.
Nesta estrada está a entrada da pousada. Sua rampa de acesso é extremamente íngreme e deve-se descer com cuidado.
Chegando ao pátio/estacionamento fui "saudado" pelos vários cachorros da pousada que aparentemente se incomodaram com o barulho da moto, mas sem agressividade. Um deles foi minha companhia durante todo o tempo que estive na recepção.
Fui recebido pela filha do dono da pousada que me deu orientações sobre o seu funcionamento, restaurantes e as outras praias da cidade. Optei por ficar na pousada para aproveitar o que oferecia e descansar, fazendo as refeições inclusive no bar/restaurante.



A pousada é composta de várias edificações escalonadas em vários níveis na encosta de pedra e debruçadas sobre o mar. Recepção/bar, sala de jogos, piscina e um lounge são as estruturas neste nível, todas independentes.












O que logo chama a atenção no mar a frente da pousada é a grande quantidade de bóias que inicialmente achei se tratarem de criadouros de ostras. Mais tarde descobri que eram de mexilhões pois a água mais quente de Governador Celso Ramos não é boa para o cultivo de ostras. O outro aspecto era uma boa quantidade de barcos na enseada ao lado, exatamente o que eu tinha desejado fotografar.



Os bangalôs são construídos em vários níveis acompanhando a encosta, todos com nomes diferentes (o meu chamava-se caracol) mas sempre com varanda em balanço. Os mais altos logicamente tem melhor vista porém com mais escadas para se subir.



Abaixo da recepção um caminho dá acesso a uma pequena enseada com praia onde se podia pegar caiaques e stand-up paddles a vontade.





Remei nos caiaques nos dois dias que fiquei lá.
Depois de deixar as coisas no quarto desci para fazer fotos da pousada e das paisagens marinhas que tanto queria. Tive inclusive uma foto atrapalhada por um golfinho que saltou quando estava disparando a câmera... (infelizmente só aparece a água levantando). Não consegui fazer outras fotos dos quatro golfinhos que estavam mais distantes.

A água levantada pelo salto do golfinho






A noite enquanto jantava (ostras gratinadas e vinho) comecei a conversar com o dono da pousada, o João. inicialmente perguntei se a palavra "ganchos", sempre presente no município vinha das formações rochosas que formam as muitas enseadas (ganchos do meio, ganchos de fora). Ele me confirmou e citou também que o município chamava-se Ganchos antes antes de mudar de nome para Governador Celso Ramos. Também confirmou que tratava-se de uma antiga colônia de pesca, inclusive de baleias, formada por açoreanos. Minha pesquisa sobre o lugar confirmou estes outros dados.

Foto noturna da enseada onde se encontra a pousada

Na manhã seguinte após o bom café da manhã fiz mais algumas fotos e remei com um dos caiaques até as bóias de mexilhões. Foi uma experiência interessante passar entre elas com os vários pássaros marinhos pousados, como biguás e gaivotas.
De volta ao quarto arrumei as coisas e retornei a Curitiba.
Foi um ótimo passeio e ficou a certeza de retornar não só para descansar mas também para conhecer o restante do local.


Dicas para este roteiro:
Além de filtro solar, é importante levar repelente, a proximidade da mata com a praia faz com que hajam insetos na enseada.


Informações para contato:
Pousada Baía das bromélias - Rodovia SC-410, km 12, Bairro Canto dos ganchos, Governador Celso Ramos - SC. Tel: 48 9967-9500.