#Mototurismo
Apesar de conhecer algumas áreas de colonização holandesa no Paraná, Castrolanda foi uma novidade para mim, mesmo já tendo passado algumas vezes por Castro-PR onde ela se localiza. A primeira vez que ouvi falar dela foi durante a preparação para um passeio junto a meu grupo de motociclistas em Curitiba. O passeio foi realizado em 9 de abril de 2016.
Saindo de Curitiba-PR pela BR-277 em direção a Ponta Grossa-PR, de lá seguindo para Castro-PR e saindo da estrada principal para a que dá acesso a cooperativa, num total de 163 km.
Castrolanda é uma cooperativa sediada em Castro-PR como já havia citado. Originalmente voltada para a pecuária leiteira mas hoje também produz soja, milho e feijão.
A colônia foi fundada em 30 de novembro de 1951 com a chegada de 5 famílias de imigrantes, como reflexo do crescimento da Cooperativa Batavo de Carambeí-PR'Seguiu-se a vinda de mais famílias até 1954 perfazendo um total de 55, atraídas para o Brasil pelas facilidades de terra e a possibilidade de trazer seus animais e implementos que Estados Unidos e Canadá não ofereceram na época.
Em 1991 foi criado um grupo folclórico para manter as tradições holandesas e em 1991 o Museu do Imigrante.
Em 2001 foi construído o Memorial da imigração sendo que no dia 30 de novembro (o cinquentenário da colônia) foi inaugurado o moinho que abriga boa parte da atrações.
Chamado de "De Immigrant"(o imigrante) é um dos maiores moinhos do mundo com um diâmetro de pás de 24 metros e uma altura total de 36 metros.
Além do moinho em si existe uma biblioteca, loja de souvenirs e a réplica de um "Kroeg", um bar típico holandês, chamado "De Molen" onde almoçamos.
Dentro do moinho acontecem as apresentações relacionadas a cultura holandesa e a história da imigração. São apresentações para grupos de pessoas com horários pré-estipulados.
Após o almoço retornamos a Curitiba pela mesma estrada sob chuva torrencial até Ponta Grossa - PR.
Dicas para este roteiro:
Convém verificar os horários das visitações ao moinho e suas atrações, visto que são formados grupos para a entrada. Existe a possibilidade de reserva.
Muitas excursões usam o restaurante/Kroeg De Molen. As vezes o salão fica bem cheio.
A cooperativa conta com posto de gasolina em seu interior em caso de necessidade de reabastecimento.
Informações para contato:
Obs: Parte das fotos leva a marca d'água de meu grupo tendo em vista eu ser um dos fotógrafos oficiais. Outras apenas a minha pessoal por não serem fotos enviadas ao site do HOG.